Sócrates: As Três Peneiras de Sabedoria

Sócrates: As Três Peneiras da Sabedoria

             Sócrates: As Três Peneiras da Sabedoria

Certa vez, um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Acima de tudo, Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a Verdade¨. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

– Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

– Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Melhora a comunidade? Pode ajudar o planeta?

Em suma, arremata Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo!

Enfim, “As Três Peneiras da Sabedoria”, do filósofo ateniense Sócrates, deixa lições pros dias atuais. Ou seja, devemos evitar compartilhar notícias falsas ou notícias com mentiras e verdades misturadas, que só pioram o nosso dia a dia.

Pensemos nisso!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Ary Ribeiro

Jornalista (MTE 0004585/ES) no portal Direto Notícias e comentarista político na Rádio Nova Iguaçu FM - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Estudantes internos da EJA, em Barra de São Francisco, participam de curso profissionalizante no sistema prisional

Estudantes internos da EJA, em Barra de São Francisco, participam de curso profissionalizante no sistema prisional

As ações têm como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e contribuir para o fortalecimento da cidadania. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculados à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, localizada no município de Barra de São Francisco, iniciaram, no dia 3 de junho