Willow: o chip que redefiniu o tempo

Willow: o chip que redefiniu o tempo

10 septilhões de anos em 5.

Willow. Esse é o nome do chip quântico que o Google testou. Ele foi capaz de resolver, em apenas 5 minutos, um problema matemático que um super computador levaria 10 septilhões de anos.

Um chip quântico é um tipo especial de processador usado em computadores quânticos, que são muito diferentes dos computadores que usamos hoje. Eles possuem uma capacidade de processamento muito superior.

Enquanto os chips normais usam bits que podem ser apenas 0 ou 1, os chips quânticos utilizam qubits (bits quânticos), que podem ser 0, 1, ou ambos ao mesmo tempo, por uma propriedade quântica chamada superposição.

Isso amplia a capacidade do computador de solucionar problemas complexos. Quanto mais qubits um computador quântico possui, maior é seu potencial de processamento. No entanto, isso também eleva o risco de erros. 

Com o Willow, o Google sugere ter conseguido quebrar essa lógica, superando essa limitação, através de uma abordagem que reduz a quantidade de erros à medida que o número de qubits do supercomputador aumenta.

Esse papo de computação quântica é muito complexo, mas quando for acessível será a maior transformação tecnológica da história. Modelos de IA, que hoje levam semana para serem treinados, levarão minutos.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

As sanções dos EUA estão acelerando a inovação na China? Entenda mais

O fim da “Era da Força”: por que acelerar é mais importante que crescer

Essa ideia das “forças de um negócio” não envelheceu bem. Todos crescemos com o conceito clássico dos livros de administração: que, ao longo da vida de uma empresa, existe um grande objetivo — acumular ativos, competências e vantagens em nível de escala e excelência até que se tornem a “força” do negócio. Neste paradigma, ser