Esporte e cidadania:  oficializa início das atividades do Profesp em Brasília

Esporte e cidadania: oficializa início das atividades do Profesp em Brasília


Publicado em

20/03/2025 17h58


Atualizado em
24/03/2025 11h50


Brasília (DF), 20/3/2025 –
 O realizou, nesta quinta-feira (20), a cerimônia de início das atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), na Escola Superior de Defesa (ESD), instituição vinculada à pasta, em Brasília (DF). A iniciativa investe em medidas educativas e esportivas que fortalecem valores como cidadania, inclusão, patriotismo e civismo, além de promover a redução das desigualdades regionais.

2025_03_21 profesp destaqeu.jfif
.

A ESD participa do programa desde 2021. Atualmente, 260 crianças e adolescentes de duas instituições de ensino do Governo do Distrito Federal (GDF) são beneficiadas pela iniciativa. O programa oferece atividades esportivas em oito modalidades e atividades escolares, como artes, xadrez, música, civismo, saúde e libras, com o objetivo de promover a integralidade do ensino.

ME0A9833 (1).JPG
.

A comandante e reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, destaca que o programa contribui para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, a iniciativa é aprovada por 90% dos pais dos estudantes, segundo pesquisa realizada pela coordenação do programa. “Esperamos mais um ano de desenvolvimento e cooperação”, declarou.

PHOTO-2025-03-20-12-10-44.jpg
.

O evento de abertura contou com a presença do Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais, Idervânio da Silva Costa, e do diretor do Departamento de Projetos Sociais, João Alberto Redondo Santana, além de outras autoridades civis e militares.

Profesp – O Programa Forças no Esporte é uma ação interministerial desenvolvida pelo , com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Destina-se ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Por Ascom, com informações da Sepesd.
Fotos: Soldado Neiva

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Lei amplia faixa de renda para gratuidade de pessoas com deficiência no Transcol

Lei amplia faixa de renda para gratuidade de pessoas com deficiência no Transcol

Foi aprovada, nessa terça-feira (08), a Lei Complementar 213/01 que amplia a faixa de renda de pessoas com deficiência (PcD) para o uso do passe livre, de um para dois salários mínimos, no caso de quem mora sozinho, e de três para quatro salários mínimos, no caso de famílias compostas por até quatro pessoas. Além