Estudantes da Rede apresentam projetos em evento internacional

Estudantes da Rede apresentam projetos em evento internacional

Realizado no último sábado (12), o encontro reuniu jovens talentos de 8 a 18 anos de diversos países.Dois projetos desenvolvidos por estudantes com Altas Habilidades/Superdotação da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, foram apresentados na edição 2025 do Global Innovation Field Trip (GIFT), considerado o maior evento científico on-line do mundo. O encontro reuniu jovens talentos de 8 a 18 anos de diversos países.

Durante uma transmissão internacional, os alunos da Rede Pública do Espírito Santo mostraram ao mundo o potencial transformador de uma educação que alia inovação, sustentabilidade e inclusão, com destaque para o projeto STEM Experiment in Space, que também será submetido à avaliação da Nasa (National Aeronautics and Space Administration).

A proposta, desenvolvida pela estudante Bárbara Rezende Martinelli, consiste no envio de sementes ao espaço utilizando balões equipados com cubos especiais, com o objetivo de estudar o processo de germinação sob radiação espacial. “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento do projeto do qual participei em 2024 e estou ansiosa por fazer parte dessa equipe internacional. É um momento marcante na minha vida e espero que essa experiência traga novidades para a ciência”, destacou a estudante.

O segundo projeto apresentado foi o Intelligent Garbage Collector, idealizado por Júlia Amorim Barreto. O equipamento, movido à energia solar, foi desenvolvido para otimizar a coleta de resíduos sólidos de forma sustentável.

De acordo com o professor responsável pela orientação dos projetos, Luiz Gustavo Gomes, ambas as ideias foram desenvolvidas durante a realização do projeto “Arte, Ciência e Tecnologia: o impacto ambiental de resíduos na biodiversidade marinha”.

“Receber o convite para participar do GIFT e apresentar os frutos do nosso trabalho foi uma surpresa extremamente positiva. É um reconhecimento que reforça o talento dos nossos estudantes e o poder transformador da educação. Ver nossa iniciativa ganhando repercussão internacional, com destaque em uma revista digital da Suíça, entrevistas em canais de TV e plataformas digitais, e até abrindo portas para conexões com a NASA, mostra como podemos inspirar jovens de diferentes partes do mundo a também se engajarem no cuidado com o planeta”, destacou o professor Luiz Gustavo Gomes.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes internos da EJA, em Barra de São Francisco, participam de curso profissionalizante no sistema prisional

Estudantes internos da EJA, em Barra de São Francisco, participam de curso profissionalizante no sistema prisional

As ações têm como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e contribuir para o fortalecimento da cidadania. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculados à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, localizada no município de Barra de São Francisco, iniciaram, no dia 3 de junho