PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Conheça o Brics e os 11 países que formam o bloco

A origem do nome Bric é muito anterior à formalização do bloco de países identificado pela palavra. O termo foi criado em 2001, pelo economista britânico Jim O’Neill, para se referir às nações que, na virada do século, apresentavam grande potencial de crescimento econômico: Brasil, Rússia, Índia e China.

Só em 2009 ocorreria a primeira cúpula do bloco, reunindo os chefes de Estado dos quatro países. Pouco depois, com a entrada da África do Sul (South Africa, em inglês), o nome ganhou um S e sua forma definitiva. Outras seis nações já foram admitidas como membros do grupo, que tem ainda nove países parceiros.

Este ano, a presidência do bloco cabe ao Brasil, que promoverá o encontro anual de chefes de Estado no Rio de Janeiro, em 6 e 7 de julho. Antes, porém, o Congresso Nacional recebe o 11º Fórum Parlamentar do Brics, de 3 a 5 de junho.

A série de vídeos a seguir apresenta essa história e informações sobre cada um dos 11 membros do bloco com os seus parlamentos. A produção é da TV Senado em parceria com o jornalista Ivan Godoy, da Rádio Senado.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Senado Aprova: crédito consignado para trabalhador do setor privado é destaque

O Senado aprovou a criação de uma plataforma digital para centralizar a oferta de crédito consignado a trabalhadores formais, microempreendedores individuais (MEIs), empregados domésticos e trabalhadores rurais prevista na Medida Provisória (MP) 1.292/2025 . Os parlamentares incluíram os trabalhadores por aplicativo entre os que podem ter acesso ao consignado no texto do PLV 1/2025. Por