As sanções dos EUA estão acelerando a inovação na China? Entenda mais

Fábricas de IA: o que são e por que estão moldando o futuro da tecnologia

Seu conteúdo em até 1 minuto*

Um conceito cada vez mais usado é o das “fábricas de IA”. Nem sempre é fácil entender isso, mas vamos tentar explicar de um jeito que talvez facilite a compreensão, já que o tema merece atenção.

Pense em uma fábrica de IA como um enorme centro de computadores superpoderosos que trabalham juntos para responder perguntas, escrever textos, criar imagens ou até ajudar em diagnósticos médicos.

Esses centros são chamados de “fábricas” porque produzem algo: tokens de inteligência — as menores partes de uma resposta gerada por IA. Eles funcionam mais ou menos assim:

  • Quando você faz uma pergunta para uma IA, como “Qual é a capital da França?”, essa pergunta é enviada para a fábrica de IA. Lá, os computadores processam a pergunta e geram a resposta “Paris”.
     
  • Esse processo é chamado de “inferência”, que é quando a IA usa o que aprendeu para responder algo novo. Agora, imagine que milhões de pessoas estão fazendo perguntas ao mesmo tempo.
     
  • A fábrica de IA precisa ser rápida (baixa latência) e capaz de lidar com muitas perguntas ao mesmo tempo (alta capacidade). Para isso, ela usa computadores especiais chamados GPUs, como os da NVIDIA, que são os melhores.

A imagem abaixo é da nova “fábrica de IA” que está sendo construída para o projeto Stargate, no Texas. Ela custará cerca de US$ 15 bilhões e terá 50 mil GPUs conectadas, garantindo velocidade e disponibilidade.

Interessante, né? 

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

As sanções dos EUA estão acelerando a inovação na China? Entenda mais

Instagram atinge 3 bilhões de usuários: a batalha é pela atenção

A Meta acaba de celebrar um marco: 3 bilhões de usuários ativos mensais no Instagram. Essa escala coloca o app no topo da pirâmide social. O que era uma rede de fotos virou centro de vídeos curtos (Reels) e trocas privadas (DMs).  O Instagram agora compete de igual para igual com TikTok, WhatsApp e outros apps que disputam