Estudantes de Alegre produzem podcast sobre frações do petróleo em atividade interdisciplinar

Estudantes de Alegre produzem podcast sobre frações do petróleo em atividade interdisciplinar

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizagem integrada, explorando o conteúdo de forma criativa, colaborativa e significativa.

Estudantes do 2º ano do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Aristeu Aguiar, localizado em Alegre, participaram de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Petróleo e Biocombustíveis e Cultura Digital. A ação foi coordenada pela professora Alice Jadjischi.

A proposta consistiu na produção de um podcast com o tema “Frações do Petróleo”, unindo conhecimentos técnicos da área de energia com habilidades de comunicação digital. A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizagem integrada, explorando o conteúdo de forma criativa, colaborativa e significativa.

O resultado pedagógico foi positivo. Os estudantes demonstraram domínio dos conceitos trabalhados, desenvolveram habilidades comunicativas, trabalho em equipe, autonomia e utilizaram ferramentas digitais como roteiro, edição e gravação de áudio. A prática possibilitou uma maior compreensão da aplicabilidade dos conteúdos técnicos no contexto profissional e estimulou competências essenciais como criatividade e uso de tecnologias digitais.

O diferencial da atividade foi o formato inovador, que aproximou os alunos de práticas contemporâneas de produção de conteúdo. A condução da professora Alice Jadjischi foi essencial para o desenvolvimento da proposta, orientando as etapas de aprofundamento teórico e produção técnica.

“A gente aprendeu que trabalho em equipe vai muito além de dividir tarefas. Foi sobre ouvir o outro, adaptar ideias, aceitar sugestões e até lidar com imprevistos. A professora Alice sempre esteve presente, dando suporte, tirando dúvidas e, principalmente, nos incentivando a fazer o melhor. Ela confiou na nossa capacidade de produzir algo relevante e isso fez toda a diferença. No fim, quando ouvimos o resultado final, bateu aquele orgulho. A gente viu que aprendeu não só sobre frações do petróleo, mas também sobre como transformar conhecimento em algo que possa ser compartilhado, acessível e interessante. Foi uma aula diferente, uma experiência marcante e, com certeza, algo que vamos levar pra vida”, afirmou o aluno Jefferson Torres Cazoni.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Projeto interdisciplinar integra jogos motores e cálculos matemáticos com alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram nas primeiras semanas de junho do projeto “Na Mira da Matemática”. A proposta, conduzida pela professora Camila Lima Lomba Marins, teve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *